O que é intercâmbio?

Destaques

Intercâmbio é o termo utilizado para designar geralmente programas de viagens de estudo no qual o aluno cursará alguma disciplina ou curso para a sua formação. Normalmente o intercâmbio é arranjado por instituições de ensino que possuem relações internacionais com outra instituição fora do país, ocorrendo assim o translado do aluno. O termo intercâmbio, porém, acaba sendo usado também para designar viagens de estudo em geral, como brasileiras que viajam ao exterior para aperfeiçoar um idioma.

Intercambio o que é

intercâmbio

Modalidades de intercâmbio

Os cursos de intercâmbio geralmente são classificados de acordo com o seu objetivo, seja aperfeiçoar uma língua, ou adquirir experiência profissional. Em comum, as modalidades de intercâmbio têm o fato que se destinam ao aperfeiçoamento, pessoal e profissional do intercambista, que irá adquirir experiência de vida, além de adquirir novos conhecimentos e habilidades. Entre as modalidades de Intercâmbio, se destacam:

Intercâmbio cultural

O intercâmbio cultural é a modalidade de estudo em que a se viaja para um país principalmente para aprender os costumes, a língua nativa do país, e estudar a tecnologia, ou desfrutar de meios de ensino de lá. É por exemplo, o caso dos estudantes de Intercâmbio na Irlanda brasileiros que viajam para trabalhar e aprender o inglês fluente.
O estudante de intercâmbio cultural vai morar, em geral com uma família do país, que tenha se voluntariado, e ajuda a pagas as despesas de sua estadia, mas não paga nenhum custo referente a hospedagem como aluguel ou algo parecido. Normalmente as famílias com quem o intercambista de intercâmbio cultural se hospeda são completos estranhos.

Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Universitário

Intercâmbio Universitário é a prática de fazer parte de um curso universitário ou um curso integral em universidade no exterior. É comum no Brasil que as universidades mantenham relações internacionais com outros centros de ensino pelo mundo com metodologias semelhantes para possibilitar o intercâmbio Universitário. É comum, por exemplo, estudantes de arquiteura fazerem intercâmbio para a Itália e Chile, que são países mais desenvolvidos nessa matéria. Estudantes de Tecnologia, por exemplo, preferem fazer Intercâmbio nos EUA, e estudantes de Medicina, pricipalmente em áreas de especialização de oncologia, podem optar por fazer Intercâmbio na França.
No caso de um aluno de intercâmbio universitário que deseje estudar um semestre fora do país, é possível se manter em albergues, isto é, alojamentos de baixo custo, ou residir em dormitórios da universidade de destino, se ela possuir essa infraestrutura. Porém vale lembrar que o estudante de intercâmbio Universitário já deve conhecer a língua do país de destino, para ser capaz de acompanhar as disciplinas do curso.
Para quem deseja fazer faculdade no exterior, deve-se lembrar sempre que os cursos no estrangeiro estão sujeitos a serem validados pelo ministério da educação, isto é, para um diploma estrangeiro ser aceito no Brasil, é necessário fazer uma prova de validação do diploma. Além disso, em certos cursos e países, é necessário um certo período de residência para que o curso tenha validade.

Intercâmbio Profissional

São chamadas de intercâmbio profissional as viagens em que um indivíduo bisca um emprego que sirva para aperfeiçoar sua carreira. É comum que estudantes de intercâmbio profissional trabalhem em estágios de grandes empresas do exterior, que lhe serão um diferencial a mais no currículo no futuro. O intercâmbio profissional é uma prática feita principalmente por jovens adultos no início da carreira, ou por profissionais que desejem aprender uma profissão da qual não haja cursos preparatórios no Brasil.

Arrumando as malas

Agora basta arrumar as malas para fazer intercâmbio!

Você poderá gostar também:

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.